Boomerang

Informações:

Sinopse

Relações Internacionais, meio ambiente, política, ciências e economia. Assuntos que movimentam o cenário mundial, você ouve, aqui, no Boomerang.
Toda quinta, um novo episódio para você.

Episódios

  • Episódio 133: O bilionário tráfico humano

    11/08/2022 Duração: 12min

    O desespero por uma nova oportunidade põe em risco a vida de milhares de pessoas. Imigrantes nos Estados Unidos são alvos de golpes e sequestros por cartéis criminosos, que prometem ajudar na entrada para o país. A busca pelo sonho americano pode terminar com o envolvimento em tráfico humano.

  • Episódio 132: O espaço latino nos museus

    04/08/2022 Duração: 08min

    A xenofobia e o racismo podem apagar a identidade artística da América Latina no mundo. Isso é o que uma exposição no “El Museo del Barrio” está destacando neste momento em Nova York. A criação é do artista Raphael Montañez Ortiz, que chama a atenção para mostrar que esses preconceitos acontecem há décadas e que nada mudou.

  • Episódio 131: As altas temperaturas na Europa

    28/07/2022 Duração: 08min

    Com mais de mil e setecentas mortes, a Europa enfrenta uma grave onda de calor. Grandes queimadas, pista do aeroporto derretendo, pessoas passando mal nas ruas, a população europeia não tem preparo para amenizar essa situação. Apesar do aquecimento global ter uma forte influência, cientistas explicam que essa pode não ser a única razão.

  • Episódio 130: Um novo caminho na Ucrânia

    21/07/2022 Duração: 08min

    É difícil encarar uma guerra no quintal de sua casa. Ucranianos seguem tentando encontrar formas de sobreviver aos ataques da Rússia, que iniciaram em fevereiro deste ano. Os empresários também precisaram se reinventar nesse momento, modificando o rumo de suas empresas para sobreviver à nova realidade que vivem.

  • Episódio 129: Recuperando o tempo perdido

    15/07/2022 Duração: 10min

    Há um sentimento que é compartilhado entre os jovens: a perda de dois anos da melhor época de suas vidas, por conta da pandemia. Além de enfrentar os desafios de uma nova doença, também passaram longos meses sem poder sair para boates e encontrar os amigos. Agora, as atividades já estão sem restrições, não é preciso apresentar os comprovantes de vacinação e os eventos já não estão com limite de distanciamento. Um marcante retorno para esse momento são as famosas e glamourosas festas em Ibiza, na Espanha.

  • Episódio 128: 4 dicas para mudar de carreira

    30/06/2022 Duração: 09min

    Mudar de carreira parece ser algo extremamente assustador. O medo de não entrar no novo campo de trabalho, ou de não ter uma boa adaptação pode fazer com que muita gente repense sobre essa ação. Porém, o mercado de trabalho vem passando por grandes mudanças, o que pode ser positivo para quem deseja seguir um novo rumo. Mas o que exatamente é preciso para conseguir ter sucesso nessa mudança? Há alguns passos que podem ser essenciais para fazer essa transição de forma segura.

  • Episódio 127: A volta do poder dos combustíveis

    23/06/2022 Duração: 13min

    Investir o dinheiro parece algo seguro e sensato a se fazer, principalmente, quando olhamos para o nosso futuro. Mas e quando o investimento bate de frente com os próprios ideais? Nos últimos meses, as empresas de combustíveis fósseis foram as que mais cresceram no mercado, sendo a melhor opção de investimentos. Se você quiser ter as mãos limpas, em relação aos prejuízos no meio ambiente, você não vai lucrar com os combustíveis fósseis. Mas, ao excluir essas ações, você também vai estar de fora do melhor desempenho do mercado.

  • Episódio 126: O limite da liberdade de expressão

    15/06/2022 Duração: 14min

    A liberdade de expressão é um direito necessário para uma população. No entanto, isso pode ser usado como desculpa para propagar crimes e incentivos de ódio contra grupos de minoria. Com isso, as redes sociais estão tornando-se um local de conexão entre criminosos que planejam ataques em massa, seja por racismo, intolerância religiosa ou homofobia. Por exemplo, o assassino de 18 anos que matou dez pessoas negras em Buffalo, Nova York, transmitiu o ataque ao vivo em uma plataforma digital.

  • Episódio 125: A aproximação do dólar e do euro

    09/06/2022 Duração: 11min

    A crise financeira atinge a maior parte do mundo. Primeiramente, a Covid-19 que paralisou a economia mundial e, agora, a guerra da Rússia e da Ucrânia, que prejudica diversos países, principalmente, do continente europeu. Com esses problemas, o euro tem apresentado baixa e está próximo de ter paridade com o dólar. A moeda, que é compartilhada por 19 países, não caiu para uma taxa de câmbio de um para um com o dólar em duas décadas.

  • Episódio 124: O conflituoso acesso às armas

    02/06/2022 Duração: 10min

    Nos últimos dias, o mundo tem lamentado mais um ataque em escola nos Estados Unidos. Mais dezenove crianças foram assassinadas com arma de fogo durante um massacre trágico. Essa situação é comum no país norte-americano, que tem leis facilitando o acesso às armas. Apesar dos apelos de famosos e até do presidente Joe Biden, a situação não se resolve tão facilmente, já que depende de todo o Congresso, junto com os partidos que são a favor das leis que flexibilizam o porte de armas de fogo.

  • Episódio 123: Entregas de fast-food ganham asas

    26/05/2022 Duração: 12min

    Quem não ama receber uma comida em casa? A facilidade dos aplicativos de comida dominou o mundo, seja para pedir uma salada e até uma pizza e hambúrguer. Porém, essa praticidade só é conhecida por quem mora na cidade, ou próximo da cidade. As pessoas que vivem em locais afastados de centros comerciais enfrentam mais dificuldades para variar os lanches da semana. Esse é o caso dos moradores do Alasca, nos Estados Unidos, que ficam a 320 quilômetros de distância da cidade mais próxima.

  • Episódio 122: O retorno do aborto à Suprema Corte Americana

    19/05/2022 Duração: 11min

    A questão do aborto é sempre repleta de debates e opiniões contrárias. No Brasil, o procedimento não é legalizado. Já nos Estados Unidos, há estados que autorizam o aborto e as mulheres são protegidas por leis federais. Porém, um rascunho de opinião da Suprema Corte dos Estados Unidos, que derrubaria o decreto de segurança e direito ao aborto, foi divulgado pela imprensa no início do mês de maio. Apesar de não ser a decisão final, o material mostra que a maioria dos juízes foram contrários à decisão que oferece proteção federal às mulheres que buscam realizar esse procedimento de forma segura.

  • Episódio 121: O risco de extinção de répteis

    10/05/2022 Duração: 10min

    Quase duas mil espécies de répteis correm risco de extinção no mundo. Pode parecer que seja um problema que não vá afetar quem mora na cidade, no entanto, esse é mais um passo no caminho para a catástrofe ecológica. Um ecossistema desequilibrado afeta diretamente o solo, a polinização e os suprimentos de água. Ou seja, as necessidades básicas do ser humano para se alimentarem e consumirem água potável são afetadas com essas mudanças.

  • Episódio 120: A esperança da saúde mental em países pobres

    05/05/2022 Duração: 14min

    A saúde mental recebe uma grande atenção da mídia atualmente em diversos países. No entanto, essa não é a realidade em países em desenvolvimento, como é o caso da Serra Leoa. Em um local onde o número de médicos que tratam de doenças físicas é mínimo, a saúde mental passa a ser um luxo. Mas ainda há pequenas mudanças e esperanças que amenizam essas situações. O Asilo de Lunáticos Kissy foi fechado em 2018, antes disso, pacientes eram comumente acorrentados e dopados, sem chances de tratamento. Atualmente, o local foi transformado em uma clínica humanizada e também uma escola psiquiátrica.

  • Episódio 119: Uma casa de resistência palestina

    28/04/2022 Duração: 11min

    O mundo acompanha o conflito entre Israel e a Palestina há muito tempo. Uma briga por território, que recebe a justificativa de separação por religião, entre Judeus e Árabes. Em 2021, mais uma onda de violência atingiu os palestinos que receberam ordem de despejo. Porém, há ainda uma pequena casa que resiste a essa demanda, rodeada de muros de concreto e soldados do exército de Israel. Por alguns, é encarado como símbolo de resistência e, por outros, um risco de vida que poderia ser evitado.

  • Episódio 118: A possível reviravolta das eleições francesas

    20/04/2022 Duração: 10min

    O mundo tem acompanhado a corrida presidencial da França. Após cinco anos com Emmanuel Macron no poder, os franceses vão escolher entre o atual presidente e a candidata de extrema-direita Marine Le Pen no segundo turno das eleições. Esse resultado do segundo turno é uma revanche de 2017, quando Macron venceu a disputa com sessenta e seis por cento dos votos. Porém, dessa vez, Le Pen mudou drasticamente parte de seu discurso e posicionamentos com uma tentativa de se aproximar da população e reverter os votos.

  • Episódio 117: Os incríveis passos de Anitta

    14/04/2022 Duração: 14min

    Há cerca de uma década, o Brasil acompanha a cantora de funk e pop Anitta. Ao longo de grandes hits, que dominaram muitos carnavais, a cantora segue em ascensão na carreira. Prestes a dominar o mercado americano, Anitta lança o álbum trilíngue “Versions of Me” e garante shows num dos maiores eventos musicais do mundo, o Coachella. A trajetória da jovem foi repleta de tentativas e sucessos, além de muito esforço e estudo.

  • Episódio 116: A queda do turismo europeu

    07/04/2022 Duração: 12min

    A flexibilização das medidas protetivas contra o coronavírus trouxeram uma grande esperança para o turismo mundial. No entanto, o turismo europeu agora enfrenta um novo problema com a guerra da Rússia e da Ucrânia. Países próximos estão sendo excluídos dos destinos de viagens, principalmente, dos americanos, que normalmente são um dos maiores visitantes. Entre inflações, greves trabalhistas, problemas climáticos e o medo da guerra, o setor que é responsável por grande parte da economia tenta sobreviver.

  • Episódio 115: A memeficação da guerra

    31/03/2022 Duração: 12min

    A tecnologia e a globalização facilitam a circulação de informações. Podemos ter acesso a notícias de todo o mundo a qualquer hora do nosso dia, apenas com alguns cliques nas telas de celulares. Ao primeiro olhar, parece algo extremamente positivo, pois leva uma acessibilidade maior para a informação. No entanto, a banalização de coberturas de eventos globais complexos pode gerar dezenas de malefícios para a sociedade. Com a guerra da Rússia e Ucrânia, é possível acompanhar notícias de trágicos acontecimentos por meio de memes e piadas nas redes sociais.

  • Episódio 114: Lares destruídos pela guerra

    24/03/2022 Duração: 09min

    A trágica guerra da Ucrânia segue atormentando a população. Com bombardeios diários, famílias estão precisando fugir para outros países vizinhos, em busca do mínimo de segurança. O grande problema é que os familiares precisam se despedir nos postos da fronteira, isso porque todos os homens de 18 a 60 anos são obrigados a permanecer no país para lutarem junto com o exército e defenderem o país dos ataques russos. Apesar de já crescer um sentimento de nacionalismo entre a população, a dor da separação familiar não é reduzida.

página 1 de 7