Revista Crescer Na Cbn - Daniela Tófoli

Sinopse

Os desafios de pais e mães na criação dos seus filhos.

Episódios

  • Como a brincadeira pode minimizar impactos da pandemia nas crianças

    Como a brincadeira pode minimizar impactos da pandemia nas crianças

    07/10/2020 Duração: 07min

    Sabrina Ongaratto fala que um dos antídotos para reduzir os impactos negativos do isolamento social em crianças é a brincadeira. Ela destaca os benefícios do brincar, a importância de usar o corpo e o movimento e afirma que a brincadeira é a maneira com que a criança se expressa no mundo.

  • Coleta de dados de crianças só pode acontecer com autorização do responsável legal

    Coleta de dados de crianças só pode acontecer com autorização do responsável legal

    30/09/2020 Duração: 04min

    É comum crianças baixarem jogos e concordarem com política de privacidade sem ler, alerta Sabrina Ongaratto. Reportagem da Revista Crescer traz dicas para os pais, mães e outros responsáveis lidarem com essa questão.

  • O que é dermatite atópica?

    O que é dermatite atópica?

    23/09/2020 Duração: 04min

    Hoje é o dia nacional de conscientização da dermatite atópica e a Revista Crescer destaca como tratar a enfermidade, que acomete 25% das crianças no Brasil. Os sintomas são pele vermelha, coceira e até a abertura de feridas. 'É uma doença crônica, que não tem cura. Precisa ser tratada pelo resto da vida', explica Sabrina Ongaratto.

  • Covid-19 pode causar manchas na pele?

    Covid-19 pode causar manchas na pele?

    16/09/2020 Duração: 03min

    Sabrina Ongaratto fala sobre reportagem que esclareceu uma postagem viral na internet. A publicação traz a foto de uma criança com manchas pelo corpo e diz que ela havia sido contaminada pelo novo coronavírus. Médicos ouvidos pela reportagem informaram que ainda não se sabe tudo sobre o vírus e que ele pode, sim, causar essa reação, principalmente em crianças. 'Isso acontece porque a Covid causa inflamação nos vasos', diz Sabrina.

  • Alfabetização na pandemia preocupa muitos pais e responsáveis em geral

    Alfabetização na pandemia preocupa muitos pais e responsáveis em geral

    09/09/2020 Duração: 02min

    'A dica é eliminar a cobrança e dar um tempo para cada criança', diz Sabrina Ongaratto, comentando reportagem da Revista Crescer que ouviu vários especialistas em educação. Ela lembra que o processo de alfabetização é contínuo. 'Outra dica é estimular a aprendizagem brincando', sugere.

  • Golpe do teste de Covid-19: um alerta aos responsáveis

    Golpe do teste de Covid-19: um alerta aos responsáveis

    02/09/2020 Duração: 04min

    Viralizou entre mães e responsáveis de São Paulo um aviso que pessoas, sem identificação de agentes de saúde, foram a endereços com informações pessoais de crianças para fazer um eventual teste de Covid-19. A Secretaria Estadual de Saúde está, sim, realizando os testes com alunos da rede privada e pública de ensino, mas com pré-agendamento e com todas as devidas identificações do setor. 'Vale o alerta: se alguma pessoa chegar pedindo para fazer um teste de coronavírus, desconfiem', orienta Sabrina Ongaratto.

  • Os adultos têm que estar muito atentos à temperatura do banho do bebê

    'Os adultos têm que estar muito atentos à temperatura do banho do bebê'

    26/08/2020 Duração: 05min

    O caso do bebê queimado em um banho no Hospital Getúlio Vargas Filho, conhecido como Getulinho, em Niterói, é tema da Revista Crescer dessa semana. A criança teve mais de 37% do corpo com queimaduras. Sabrina Ongaratto comenta que a reportagem é focada nos cuidados relativos ao banho do bebê. 'Os adultos têm que estar muito atentos à temperatura, porque a criança tem a pele mais sensível', diz.

  • Como identificar o abuso sexual em crianças?

    Como identificar o abuso sexual em crianças?

    19/08/2020 Duração: 06min

    Sabrina Ongaratto destaca a reportagem na Revista Crescer sobre abuso sexual contra crianças e adolescentes. Dados do Ministério da Saúde de 2018 apontam mais 13 mil casos contra crianças de até 9 anos e que 70% desses crimes acontecem dentro de casa. A matéria fala sobre como identificar sinais que possam indicar os abusos. 'Mudanças repentinas de comportamento, distúrbios de sono e alimentares, crises de choro, regressão do desenvolvimento, queda brusca do rendimento escolar', comenta Sabrina sobre alguns dos indícios que as vítimas podem apresentar.

  • Como preparar crianças para a volta às aulas com restrições impostas pela pandemia?

    Como preparar crianças para a volta às aulas com restrições impostas pela pandemia?

    12/08/2020 Duração: 06min

    Vanessa Lima, da revista Crescer, explica que momento de voltar à escola, em um contexto de pandemia, pode ser delicado. Para especialistas em educação, mudanças e restrições devem ser trabalhadas com as crianças de forma lúdica. Ensino remoto também pode ser um aliado no processo de retomada.

  • Amamentação deve ser prioridade, mesmo que a mãe esteja com Covid-19

    Amamentação deve ser prioridade, mesmo que a mãe esteja com Covid-19

    05/08/2020 Duração: 05min

    Os benefícios superam os riscos, segundo a Organização Mundial da Saúde. No entanto, as mães devem tomar uma série de cuidados nesse momento. O leite materno fornece proteção contra diversas doenças, e cientistas estudam a hipótese de ele oferecer imunidade passiva aos bebês por meio de anticorpos da mãe com coronavírus.

  • As crianças devem ou não voltar às aulas?

    As crianças devem ou não voltar às aulas?

    29/07/2020 Duração: 05min

    Sabrina Ongaratto comenta a polêmica sobre a volta das aulas presenciais. Algumas escolas em São Paulo estão sinalizando a volta presencial para setembro. Na manhã desta quarta-feira, também em São Paulo, aconteceu uma manifestação de professores contra esse planejamento. 'Estão avaliando convocar uma grave caso haja um retorno presencial das aulas', destaca Sabrina. Um estudo divulgado pela FGV estima também que se aulas voltassem em meio à pandemia 17 mil estudantes correriam risco de morte.

  • Nunca deixar os vidros de álcool gel ao alcance das crianças

    'Nunca deixar os vidros de álcool gel ao alcance das crianças'

    22/07/2020 Duração: 04min

    Sabrina Ongaratto fala dos cuidados que os pais devem ter com os filhos ao usar álcool gel ou 70%, que têm sido muito utilizados no período da pandemia para higienização das mãos. 'Já tem registro de vários acidentes envolvendo crianças', comenta a repórter. A principal preocupação, segundo especialistas, é com os olhos e a boca, porque o álcool pode causar queimaduras.

  • ES: pais se unem para pressionar por aula presencial só em 2022

    ES: pais se unem para pressionar por aula presencial só em 2022

    15/07/2020 Duração: 03min

    Em pauta, na coluna desta quarta, uma decisão inusitada vinda do Espírito Santo, onde os pais de alunos se uniram para lutar contra a volta às aulas este ano. ‘Eles estão com muito medo, que as autoridades não dialogam e que os protocolos sejam suficientes’, explica repórter da Revista Crescer.

  • Muitos pais estão trabalhando em casa e ficam sem alternativa

    'Muitos pais estão trabalhando em casa e ficam sem alternativa'

    08/07/2020 Duração: 03min

    Sabrina Ongaratto comenta a relação das crianças com as telas do celular e de jogos eletrônicos. Um estudo de médicos indianos constatou que 65% das crianças estão viciadas em dispositivos eletrônicos e a pandemia agravou muito essa situação nas circunstâncias da quarentena. A consequência dos comportamentos principais nessas crianças são choro, raiva excessiva e desobediência. Sabrina alerta: 'Alguns comportamentos que estão tendo início na pandemia podem continuar ao longo da vida'.

  • E quando é preciso explicar temas complexos para as crianças?

    E quando é preciso explicar temas complexos para as crianças?

    01/07/2020 Duração: 04min

    Livros, filmes e outras ferramentas podem ajudar. O racismo, por exemplo, é um tema que pode ser abordado de forma didática e atraente por meio da leitura. Pais, educadores e cuidadores no geral são peça chave para isso. Diálogo é fundamental também.

  • PL estende licença maternidade e paternidade durante a pandemia

    PL estende licença maternidade e paternidade durante a pandemia

    24/06/2020 Duração: 03min

    O Senado avalia um projeto que pretende aumentar as licenças maternidade e paternidade durante a pandemia. Para as mães, o novo prazo seria de 180 dias, para os pais, 85. O texto foi apresentado e ainda tramita, mesmo mais de três meses após o início da quarentena Brasil afora. A proposta busca incentivar os empresários a tomar essa medida. Elas ficariam dispensadas de pagar alguns impostos.

  • Os efeitos do isolamento social nas crianças

    Os efeitos do isolamento social nas crianças

    17/06/2020 Duração: 04min

    A repórter Sabrina Ongaratto explica como a mudança brusca na rotina das crianças, em função do isolamento social, pode afetar a saúde mental delas. Entre as consequências, podem desenvolver, por exemplo, sensação de solidão, alteração no sono ou medo. A Fiocruz de Brasília lançou uma cartilha, 'Crianças na pandemia Covid-19', que serve de alerta às famílias por apresentar os fatores de alterações comportamentais e emocionais nas crianças.

  • Revista Crescer lança sua lista com os 30 melhores livros infantis do ano

    Revista Crescer lança sua lista com os 30 melhores livros infantis do ano

    10/06/2020 Duração: 04min

    Relação anual da publicação completa 15 anos em 2020. Tem todo um trabalho de apuração envolvido e vários profissionais envolvidos, como psicólogos, pedagogos, jornalistas, entre outros.

  • Como aliviar o impacto da pandemia na saúde mental das crianças?

    Como aliviar o impacto da pandemia na saúde mental das crianças?

    03/06/2020 Duração: 04min

    Renata Menezes traz dicas de especialistas e comenta que pais estressados deixam as crianças estressadas.

  • Como resolver a questão do xixi na cama nas crianças?

    Como resolver a questão do xixi na cama nas crianças?

    27/05/2020 Duração: 05min

    Editora da revista Crescer, Renata Menezes disse que, segundo pesquisas, é normal que a criança faça xixi na cama até os 5 anos. Os especialistas afirmam que os pais não devem ficar apavorados quando isso ocorre. É importante não dar líquido para a criança após o jantar. Além disso, incentivar a ida ao banheiro antes dela ir dormir é fundamental para evitar o problema.

página 1 de 2