Cbn Agronegócios - Bruno Blecher

Informações:

Sinopse

O sobe e desce dos preços no mercado, as inovações, as tendências de consumo e tudo o que envolve a produção agrícola no Brasil.

Episódios

  • Falta de chuvas prejudica safra na Região Sul

    14/12/2021 Duração: 22s

    Cassiano Ribeiro, da revista Globo Rural, explica que a baixa quantidade de chuvas e o clima quente acabaram prejudicando a produção agrícola nos estados do sul do país. No Rio Grande do Sul, expectativa de colher a maior safra de milho da história foi quebrada. Apesar disso, produção total das lavouras no Brasil deve bater recorde.

  • Brasileiros reduzem consumo de café, diante da alta de 130% do preço

    07/12/2021 Duração: 07min

    É o que aponta um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Café. 'Segundo a indústria, o café do preço antigo já acabou. Agora, o café que está sendo comercializado entre produtores, indústria e consumidores já reflete o novo preço do alimento', explica Cassiano Ribeiro.

  • Gloro Rural premia as Melhoras do Agronegócio

    30/11/2021 Duração: 07min

    Evento chega à sua 17ª edição, reconhecendo empresas de diversos segmentos com base nos balanços e em iniciativas de sustentabilidade. Cassiano Ribeiro conta que, pela primeira vez, a iniciativa traz a receita de R$ 1 trilhão, que é quando as 500 maiores empresas do setor faturaram em 2020.

  • China libera entrada de carnes brasileiras certificadas antes do embargo

    23/11/2021 Duração: 07min

    Dessa forma, a liberação vale para carnes que estavam em portos da China até o dia 4 de setembro. Nesta data, os embarques para o país asiático, maior comprador do produto brasileiro, foram interrompidos após dois casos atípicos de vaca louca terem sido notificados no Brasil. Cassiano Ribeiro especula que, com a decisão, 'as exportações de carne devem decolar de novo'.

  • Criação de patos ganha força no Brasil

    16/11/2021 Duração: 07min

    Cassiano Ribeiro, da revista Globo Rural, fala sobre a popularização da carne de pato no país. Ele explica que boa parte dos animais vêm de ovos importados e que manejo é mais simples que o da criação de frangos, por exemplo. Apesar do crescimento do produto, consumo de carne de pato no Brasil ainda é pequeno se comparado ao consumo na Ásia ou na Europa.

  • 'Sustentabilidade deve ser uma premissa do agro brasileiro'

    11/11/2021 Duração: 23min

    Em edição extraordinária do CBN Agro, Cassiano Ribeiro bate um papo exclusivo com Celso Moretti, presidente da Embrapa, que está na COP26 acompanhando as discussões relacionadas ao agronegócio. Ele avalia que as soluções para evitar degradação ambiental devem também partir do campo, pois os setores agrícolas, florestais e a pecuária têm potencial para serem grandes agentes de mudanças.

  • Decisões na COP 26 terão repercussão no agronegócio brasileiro

    09/11/2021 Duração: 10min

    Cassiano Ribeiro, da revista Globo Rural, explica que o agronegócio tem papel fundamental no combate à mudança climática. Por isso, compromissos assumidos na conferência da ONU exigirão investimento em agricultura e pecuária sustentáveis. O secretário de inovação do Ministério da Agricultura, por exemplo, já disse na COP que o próximo Plano Safra destinará mais recursos a atividades sustentáveis.

  • 'Se o embargo da China durar, não tem como não vermos o preço da carne cair para o consumidor (no Brasil)'

    26/10/2021 Duração: 05min

    Cassiano Ribeiro repercute o embargo da China à carne brasileira que acontece desde 4 de setembro, quando o Brasil confirmou dois casos do 'mal da vaca louca'. A China representa 40% da exportação de carnes brasileiras. IPCA de outubro mostra retração de 0,31% no preço da carne, a primeira queda depois de 16 meses de alta. 'Para o criador de boi, em 30 dias caiu quase 20%, mas para o consumidor ainda não', explica Cassiano.

  • Empresas do agronegócio decidem entrar na bolsa de valores

    19/10/2021 Duração: 03min

    Cassiano Ribeiro destaca que só este ano seis empresas do agronegócio decidiram abrir capital e oferecer parte de suas ações para investidores. Ele destaca que o mercado financeiro está em plena ascensão. 'Safra de empresas do agro na bolsa deve continuar crescendo e movimentando muito dinheiro'.

  • 'Faltam insumos para a agricultura mundial'

    05/10/2021 Duração: 03min

    Cassiano Ribeiro explica que preocupação não é para próxima safra: 'o problema é a safra de inverno e verão 2022. Faltam principalmente os componentes para fertilizantes e agrotóxicos'. Um dos motivos dessa falta é a desativação de algumas fábricas da China, maior produtora mundial, devido ao compromisso de reduzir emissões.

  • Conab prevê produção brasileira de café 26% menor que o volume de 2020

    21/09/2021 Duração: 06min

    O levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento estimou 47 milhões de sacas. 'São números assustadores', avalia Cassiano Ribeiro. Ele explica que o fato reflete em diversos fatores, como redução de área em produção, bienalidade negativa dos cafezais e clima.

  • Brasil fechou 80 mil escolas rurais nos últimos 20 anos, segundo Inep

    14/09/2021 Duração: 06min

    Cassiano Ribeiro comenta reportagem da última edição da revista Globo Rural, que traz a realidade complexa da educação em regiões rurais do país. Segundo o Inep, 80 mil escolas nestes locais fecharam as portas nas últimas duas décadas; restam apenas 50 mil. Para Cassiano, a dificuldade do acesso à Internet para estudar desmotiva crianças e adolescentes no interior do Brasil.

  • Bloqueios nas estradas preocupam agronegócio

    09/09/2021 Duração: 03min

    Cassiano Ribeiro informa que, no Mato Grosso, onde a nova safra da soja está prestes a se iniciar, há temor de que sementes em transporte estraguem. No Rio Grande do Sul, de acordo com a federação de agricultura, a maior preocupação é haver bloqueios na rodovia que leva ao porto de Paranaguá, maior exportador de produtos agrícolas do Brasil. Após pedido do presidente da República, contudo, os bloqueios começam a ser desfeitos.

  • 'Não há consenso no agronegócio' em relação às manifestações

    07/09/2021 Duração: 05min

    Para Cassiano Ribeiro, o setor do agronegócio está dividido quanto ao apoio aos atos contra e a favor de Bolsonaro neste 7 de setembro. Segundo ele, uma parte está 'no muro', outra 'se posiciona pela harmonia entre poderes' e outra, liderada por produtores de soja e milho, apoia o governo. Suspeito de financiar ataques ao STF, o presidente da Aprosoja, Antonio Galvan, convocou a população para manifestações pró-Bolsonaro.

  • Representantes do agronegócio publicam manifesto em defesa da democracia

    31/08/2021 Duração: 04min

    Cassiano Ribeiro explica que o setor estava incluído no manifesto da Fiesp, que teve a divulgação adiada nesta segunda-feira. Diante da decisão, o agronegócio decidiu publicar um documento independente. Por outro lado, o comentarista lembra que há grupos no setor que defendem as manifestações do 7 de setembro contra as 'arbitrariedades do STF'.

  • Por altos preços da carne bovina, brasileiros aumentam o consumo de carne suína no ano

    24/08/2021 Duração: 05min

    Segundo a Associação Brasileira dos Criadores Suínos, o Brasil nunca comeu tanta carne suína quanto agora. O consumo, em média, é de 17,6kg ao ano ou 1,5kg ao mês. Se considerado os dados do primeiro semestres, 2021 deve fechar com recorde do consumo de suínos. 'Isso por causa, claro, do preço da carne de boi, que subiu 20%, 30% no último ano', explica Cassiano Ribeiro.

  • 46% dos brasileiros não comem carne por vontade própria, pelo menos uma vez por semana

    17/08/2021 Duração: 05min

    Cassiano Ribeiro comenta uma pesquisa feita pelo Ipec, a pedido da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). O estudo ainda mostra que 50% dos entrevistados que ganham até um salário mínimo também reduziu o consumo do alimento.

  • Estiagem e frio causam prejuízo bilionário aos produtores de café

    03/08/2021 Duração: 06min

    Só em Minas Gerais, maior produtor de café no Brasil, o prejuízo estimado é de R$ 8 bilhões. Previsão de novas ondas de frio preocupa ainda mais os produtores, que já projetam aumentos nos preços do produto.

  • 'Temos um grande problema ambiental para lidar por muitos anos pela frente'

    28/07/2021 Duração: 13min

    Carlos Alberto Sardenberg, Cássia Godoy e Cassiano Ribeiro conversam com o doutor João Castro, agrometeorologista na Climatempo, sobre as mudanças climáticas na agricultura. Ele destaca que, a cada ano que passa, os eventos de chuva são cada vez menos frequentes. O professor avalia ainda que a agricultura brasileira hoje é muito sustentável.

  • 'Galinhas felizes': método amigável cresce com o consumo de ovos no país

    20/07/2021 Duração: 08min

    Cassiano Ribeiro comenta sobre o crescimento do setor de avicultura e o aumento do consumo de ovos no Brasil, com destaque para a alta da produção de 'galinhas felizes' pelo país. Nesse método, padrão na Europa, os animais são criados soltos nas granjas e põem mais ovos. O custo por ovo, entretanto, é mais elevado.

página 1 de 2