Ecopolítica - Sérgio Abranches

Informações:

Sinopse

Análise sobre as estreitas relações do meio ambiente com a política e a economia do mundo contemporâneo.

Episódios

  • 'Bolsonaro é uma cópia mal feita de Trump'

    06/01/2022 Duração: 09min

    A invasão ao Capitólio americano por apoiadores do então presidente Donald Trump completa um ano nesta quinta-feira. Sérgio Abranches destaca que Trump segue influenciando a política dos EUA, algo que Bolsonaro também pode tentar ao deixar o poder. 'Bolsonaro está fazendo o mesmo que Trump fez. A diferença é que Trump é mais inteligente', afirma.

  • As expectativas ao entrarmos em ano de eleição e o seu custo para o governo

    04/01/2022 Duração: 08min

    Sérgio Abranches fala das perspectivas do ano eleitoral brasileiro. 'Está tudo mais caro para o governo por causa de seu relacionamento com o centrão', diz.

  • Retrospectiva: os momentos marcantes da política em 2021

    28/12/2021 Duração: 10min

    Sérgio Abranches fala sobre os momentos que marcaram o país politicamente neste ano. O comentarista destaca o combate a Covid-19, as interferências políticas durante a pandemia e seus desdobramentos. 'Um ano de muita dor, perdas pesadas e uma absoluta inércia do governo Bolsonaro', diz Abranches.

  • Receita Federal é mais uma vítima do 'desmonte do aparato de Estado'

    24/12/2021 Duração: 07min

    Sergio Abranches considera que debandada na Receita Federal, após corte de verba previsto no Orçamento de 2022, é resultado de mais uma tentativa de desmonte de um órgão de controle do Estado brasileiro. 'É um longo processo de um projeto autoritário', afirma. Abranches destaca, ainda, que Bolsonaro realiza uma 'vingança' contra a Receita, que teve papel importante na revelação do caso das 'rachadinhas'.

  • Boric tem surprendido pela capacidade de diálogo

    21/12/2021 Duração: 07min

    Sérgio Abranches comenta o resultado das eleição no Chile, vencida por Gabriel Boric, e a movimentação do candidato derrotado, José Antônio Kast, e do atual presidente.

  • 'Questão social vai levar eleitor à urna em 2022, o que prejudica Bolsonaro'

    16/12/2021 Duração: 09min

    Sérgio Abranches analisa as últimas pesquisas de intenções de voto para as eleições presidenciais do ano que vem: 'Bolsonaro está caindo, enquanto Lula fica mais forte'. 'A pandemia não será o principal fator em 2022. O que vai levar o eleitor à urna é o desemprego, inflação, miséria, fome e pobreza. Isso ajuda Lula e prejudica Bolsonaro', resume.

  • Qual impacto o Auxílio Brasil terá nas Eleições de 2022?

    14/12/2021 Duração: 08min

    Sérgio Abranches fala da aposta de Jair Bolsonaro e compara com o programa criado pelo PT. Para ele, o Auxílio Brasil não vai ter o impacto que teve o Bolsa Família na reeleição de Lula. 'Foi um programa que tirou milhões de pessoas da pobreza', lembra.

  • 'Fatiamento da PEC dos Precatórios foi jogada bem sucedida de Arthur Lira'

    09/12/2021 Duração: 12min

    Sérgio Abranches comenta o acordo firmado entre o presidente da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, que resultou no 'fatiamento' da PEC dos Precatórios. 'Foi mais um momento de esgarçamento da qualidade das instituições de representação no Brasil, o que é muito grave', analisa.

  • PEC dos Precatórios e os impasses no Senado: 'uma lambança enorme'

    07/12/2021 Duração: 07min

    Sérgio Abranches fala sobre a PEC dos Precatórios e o impasse que acontece em Brasília para 'criar um espaço de um pouco mais de 100 milhões de reais'. Abranches explica que 'divergência está em o que fazer com o esse restante do valor e como' e comenta disputa entre Lira e Pacheco.

  • Arthur Lira poderá 'criar problemas' quando PEC dos precatórios voltar à Câmara

    02/12/2021 Duração: 07min

    O Senado aprovou, nesta quinta-feira, a PEC dos precatórios e a MP que criou o Auxílio Brasil. Para Sergio Abranches, solução encontrada para financiar o auxílio é 'lambança fiscal'. Ele destaca, ainda, que alterações feitas pelo Senado desagradaram o presidente da Câmara, Arthur Lira. 'Ele pode criar tantos problemas que vai acabar judicializando a questão', afirma.

  • 'Uma prática que é inconstitucional e lesiva ao interesse público'

    30/11/2021 Duração: 07min

    Sérgio Abranches fala sobre o orçamento secreto: 'um processo de degeneração da política'. Para o comentarista, o que pode parecer apenas mais um detalhe, é, na verdade, 'uma das piores resoluções, para a democracia e a sociedade brasileira, que já foram tomadas'.

  • 'Mais exposição para os pré-candidatos é para ver se isso aumenta os pontos de pesquisa'

    25/11/2021 Duração: 10min

    Sérgio Abranches repercute a semana intensa de movimentações pela terceira via para as eleições de 2022, como o anúncio de Simone Tebet como pré-candidata pelo MDB. Ele cita a fragmentação da centro-direita e a necessidade de mobilizar uma campanha mais forte. 'Certamente com o movimento da peça do Moro mais claramente no tabuleiro os outros tiveram que se mexer também', aponta Sérgio.

  • 'Chile é o espelho atual do que está se passando nas democracias de todo o mundo'

    23/11/2021 Duração: 08min

    Sérgio Abranches fala sobre as eleições no Chile e sobre a tendência de países sofrerem com o retrocesso democrático: 'há um desencanto generalizado com a democracia'. Ele analisa o processo eleitoral do país: 'qualquer um que seja eleito, vai ter muita dificuldade para governar no Chile', diz.

  • 'Enquanto os brasileiros morriam de Covid, grileiros desmatavam e garimpeiros matavam indígenas'

    18/11/2021 Duração: 12min

    Sérgio Abranches comenta os dados de desmatamento da Amazônia. No período 2020-2021, 13.235 km2 foram desmatados. O pior número em 15 anos. Segundo o sistema Prodes, comparado ao período 2019-2020, o aumento foi de 22%. 'Sublinha as mentiras que Bolsonaro espalha por aqui e no exterior', crítica Sérgio, que questiona: 'é destrutivo para as possibilidades de futuro desenvolvimento do Brasil'.

  • 'Confronto de Lula e Bolsonaro no exterior não foi bom para o presidente

    16/11/2021 Duração: 06min

    Sérgio Abranches fala sobre o primeiro evento da pré-campanha com Bolsonaro e Lula no exterior, contrastando suas perspectivas internacionais. Ele compara os discursos de cada político e destaca: 'Lula demonstrou maior sensibilidade em relação às mudanças climáticas'.

  • 'PEC cria problemas monstruosos para um futuro próximo'

    11/11/2021 Duração: 07min

    Sergio Abranches comenta a tramitação da PEC dos precatórios após aprovação pela Câmara. Para ele, proposta deve enfrentar dificuldade no Senado, além de não ser suficiente para agradar a população. Abranches destaca, ainda, que PEC poderá gerar um problema para os próximos anos, devido à acumulação de dívidas pelo governo.

  • 'Orçamento secreto é o mais escabroso caso de manipulação política dos últimos 30 anos'

    09/11/2021 Duração: 09min

    Sérgio Abranches explica que orçamento é secreto 'porque a gente não fica sabendo qual o parlamentar beneficiado, para onde foi o dinheiro e para fazer o que'. Para o comentarista, já há indícios de que orçamento 'está sendo usado para fazer lambança'. 'É um jogo dominado e controlado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira', diz Abranches.

  • 'Não podemos confiar no que Paulo Guedes diz'

    04/11/2021 Duração: 09min

    Sérgio Abranches analisa os acordos feitos em meio a discussões sobre a PEC dos precatórios. 'A cada votação, governo tem que costurar uma aliança precária para formar uma maioria', afirma.

  • 'O Brasil está mentindo para mundo'

    02/11/2021 Duração: 09min

    Sérgio Abranches fala da falta de credibilidade do governo Bolsonaro nas ações brasileiras divulgada para a COP 26. 'Governo não está apresentando meta nenhuma. Está apresentando um truque'. Ouça

  • TSE não cassa chapa Bolsonaro-Mourão, mas deixa recado importante para 2022

    28/10/2021 Duração: 07min

    'Decisão parece que foi uma absolvição do Bolsonaro, mas não foi', aponta Sérgio Abranches. O Tribunal julgou uma ação da coligação de Fernando Haddad que reclamava de um esquema de disparo de mensagens em massa pela campanha de Bolsonaro, em 2018, contra a sua pessoa. Para 2022, o TSE estabeleceu que caçará o registro durante a campanha em casos de condutas como essa. 'É um aviso muito sério', pontua Sérgio.

página 1 de 20