Momento Da Política - Merval Pereira

Informações:

Sinopse

Com a perspicácia de quem conhece os bastidores do poder, o comentarista analisa os fatos políticos mais relevantes do dia.

Episódios

  • 'Mais uma vez, o Ministério da Saúde prejudica a população brasileira'

    24/12/2021 Duração: 04min

    Merval Pereira avalia que a consulta pública sobre a vacinação de crianças, aberta pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira, é 'absurda'. 'Desde que resolveu ser candidato a deputado federal, Queiroga tem tomado decisões insensatas para agradar Bolsonaro', afirma o comentarista. Para Merval, o atraso 'causa mortes desnecessárias.'

  • O apoio de advogados à candidatura de Lula

    23/12/2021 Duração: 09min

    Merval Pereira critica o apoio que o ex-presidente Lula tem recebido de advogados para as eleições de 2022. Segundo ele, os mesmos que 'acusavam a Lava-Jato de abusos e de ferir a legislação e o devido processo penal' fazem 'trabalhos políticos e homenagens a Lula'. As condenações do ex-presidente na Lava-Jato foram anuladas pelo STF.

  • Crescimento de Lula pode fortalecer a terceira via

    22/12/2021 Duração: 05min

    Para Merval Pereira, quanto mais Lula aparecer em pesquisas com chances de ganhar as eleições presidenciais de 2022 no primeiro turno, mais Bolsonaro se enfraquece. Com isso, segundo o analista, cresce a busca da população por um candidato mais moderado, de terceira via, capaz de derrotar o petista. 'Muita gente está com Lula para tirar Bolsonaro', estima Merval.

  • Perspectivas do cenário político no ano eleitoral

    21/12/2021 Duração: 07min

    Merval Pereira comenta a entrevista do ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, ao portal Poder 360. No texto, o político critica a polarização da economia, que leva o país a ignorar ou não dar a devida atenção a questões importantes, como a ambiental. Segundo ele, com concordância de Merval, a polarização pode diminuir em 2022 com a 'união de forças da terceira via' e a eventual fusão ou federação de partidos.

  • Jantar entre Lula e Alckmin 'foi lançamento informal da chapa para 2022'

    20/12/2021 Duração: 06min

    Merval Pereira comenta o encontro entre o ex-presidente Lula e Geraldo Alckmin, que podem formar chapa para concorrer à presidência da República em 2022. Para ele, a chapa seria 'muito forte', apesar de 'não ter nenhuma coerência política.' Merval analisa ainda que o evento, promovido por advogados contrários à Lava-Jato, tem motivação controversa: 'cobram dos adversários uma atitude que eles próprios não têm.'

  • Pesquisas mostram que 'Bolsonaro está derretendo'

    17/12/2021 Duração: 05min

    Merval Pereira faz uma análise da pesquisa Datafolha que mostra Lula disparado na frente, Bolsonaro em queda e a entrada de Moro, que aparece em terceiro lugar, na frente de Ciro Gomes. Merval explica que, se Bolsonaro cair de 20% para 15%, a chance de ser ultrapassado é grande. Comentarista diz que o difícil é entender se a votação no Lula é uma escolha já fixada ou apenas um movimento de gente que não quer o Bolsonaro. 'O ambiente hoje é anti-bolsonarista'.

  • 'Desde a redemocratização, nós só elegemos populistas'

    16/12/2021 Duração: 07min

    Merval Pereira segue na reflexão sobre o cenário eleitoral para 2022. Ele lamenta a falta de opções de bons candidatos e o "Fla-Flu" entre Lula e Bolsonaro na atualidade. Merval contextualiza a condição socioeconômica da população, que, segundo o comentarista, vota para sobreviver. 'Em um ambiente desse não há espaço para grandes discussões. (...) Você ele qualquer um que venda ilusões', lamenta.

  • 'Tirar o Bolsonaro é a primeira coisa a fazer, depois você escolhe quem é que vai botar'

    15/12/2021 Duração: 07min

    Merval Pereira fala sobre a pesquisa Ipec que apontou ampla vantagem de Lula para 2022. O petista aparece disparado com 48% das intenções de votos. O levantamento mostra em seguida Bolsonaro com 21%, Moro 6%, Ciro 5%. Lula seria eleito no primeiro turno nesse cenário. Ele cita ainda que ‘a terceira via não sai do lugar’. Comentarista também destaca a 'surra' de Fernando Bezerra na corrida por uma vaga no TCU. Ele recebeu apenas sete votos e, após se sentir traído por aliados de Bolsonaro, deixou a liderança do governo no Senado.

  • 'Informação deformada é um problema para a democracia'

    14/12/2021 Duração: 06min

    Merval Pereira faz uma reflexão sobre diferentes narrativas de um mesmo fato no debate político. Ele explica que 'cada um tem a sua narrativa, cada um tem a sua verdade e essa verdade vale para seus seguidores que que espalham essa suposta verdade nas redes sociais e acabam criando uma realidade que nem sempre corresponde ao que aconteceu realmente'. Merval fala em debate político equivocado. Ele destaca que nas redes sociais, os boatos ganharam uma dimensão de verdade que atrapalham a discussão política. 'A democracia depende da informação'.

  • Podemos e União Brasil costuram acordo para candidatura de Moro em 2022

    13/12/2021 Duração: 05min

    União Brasil será o novo partido da fusão entre o DEM e o PSL. Merval Pereira destaca para a grande relevância da legenda, que terá o maior fundo partidário e eleitoral e maior quantidade de deputados na Câmara. No acordo, o União Brasil daria o vice da chapa de Sérgio Moro. 'Moro ficaria com uma estrutura partidária que o colocaria em condições de disputar a eleição com muita eficácia', aponta Merval.

  • 'Relação de amizade e respeito entre os candidatos vai até um determinado momento'

    10/12/2021 Duração: 05min

    Merval Pereira fala sobre a disputa entre João Doria e Sérgio Moro como opção da terceira via nas eleições de 2022. 'Vai ser difícil evitar ataques entre os dois'. Merval acrescenta que vai chegar uma hora que eles vão ter que disputar esse mesmo espaço contra Bolsonaro.

  • 'Doria não consegue transferir para sua imagem votos correspondentes a atuação política'

    09/12/2021 Duração: 04min

    Merval Pereira fala sobre diálogo entre Moro e Doria: 'conversa importante', avalia. Ele considera 'sensato' um acordo para que um dos dois desista da candidatura. Merval comenta, ainda, que não vê outro candidato com chances de ocupar a chamada 'terceira via': 'Moro está ocupando esse espaço com muita propriedade'.

  • Pesquisa Genial/ Quaest mostra Moro consolidado como terceira via para 2022

    08/12/2021 Duração: 08min

    O ex-juiz ultrapassou Ciro Gomes e está estabilizado em 10% das intenções de voto. Lula aparece em primeiro, com 47%; Bolsonaro, em segundo, com 24%. Merval destaca a luta de Jair Bolsonaro e de Sérgio Moro para o segundo turno: 'Moro não tem pode onde crescer a não ser em cima do eleitorado do Bolsonaro'. No cenário atual, João Doria (PSDB) ainda aparece com apenas 2% das intenções.

  • 'Um absurdo completo o que Bolsonaro está fazendo nesses órgãos de controle do governo’'

    07/12/2021 Duração: 04min

    Merval Pereira fala sobre o processo de intervenção da família Bolsonaro em diversos órgãos. 'Realmente é um escândalo o que está acontecendo. O governo se intromete em todos os órgãos de fiscalização que para serem eficientes precisam ser autônomos'.

  • 'Uma mostra de que equilíbrio fiscal não é de esquerda e nem de direita'

    06/12/2021 Duração: 06min

    Merval Pereira fala sobre o livro 'O destino dos estados brasileiros – liderança, responsabilidade fiscal e políticas públicas', organizado pelos economistas Fabio Giambiagi, Guilherme Tinoco, Victor Pina Dias. ‘O livro mostra que é possível fazer boa gestão pública seguindo o equilíbrio fiscal, o teto de gastos’. Comentarista destaca que eles selecionam governos estaduais de vários partidos. 'Uma mostra de que equilíbrio fiscal não é de esquerda e nem de direita, não é da ideológico, é uma questão de conseguir manter as contas públicas em dia para tocar o país'.

  • 'Governo precisa encontrar de onde tirar dinheiro para Auxílio Brasil, e não tirar dinheiro dos outros’

    03/12/2021 Duração: 05min

    Merval Pereira fala da PEC dos Precatórios, as modificações no texto feitas no Senado e as 'gambiarras' para apressar a aprovação. ‘No final das contas, o que o governo queria conseguiu. Separar um montante para gastar em ano eleitoral’. Sardenberg destaca ainda a escolha de Merval Pereira para a presidência da Academia Brasileira de Letras

  • 'Moro é o que tem mais possibilidade de pegar eleitorado tucano decepcionado com Bolsonaro'

    02/12/2021 Duração: 05min

    Merval Pereira fala sobre a entrada de Sergio Moro na corrida presidencial, a antecipação de movimentos e a conquista rápida dimensão da candidatura. 'Ele está desenvolto no papel de político atrás de voto, diferente do juiz sisudo, que fala pouco'. Comentarista diz que Moro virou alvo preferencial de Lula, Bolsonaro e Ciro Gomes.

  • 'André Mendonça está muito firme e se saindo bem nas explicações'

    01/12/2021 Duração: 04min

    Merval Pereira faz uma análise da sabatina de André Mendonça na CCJ do Senado. 'No final, acho que ele vai ser aprovado'. Merval destaca que pode não ser uma votação esmagadora, mas acredita que vai dar para passar.

  • 'Moro vai ter que tomar cuidado para não virar um segundo Bolsonaro'

    30/11/2021 Duração: 06min

    Merval Pereira fala sobre Sergio Moro que moveu mais uma peça do tabuleiro eleitoral com o lançamento de uma autobiografia. Merval destaca que Moro está disposto a encarar as acusações do PT e dobrar a aposta no combate a corrupção. Comentarista também fala do PSDB pós-prévias.

  • 'Campanha do PSDB vai ficar dificultada por problemas internos'

    29/11/2021 Duração: 05min

    Merval Pereira fala da decisão do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que rejeitou coordenar a campanha de Doria para à Presidência da República, após derrota nas prévias do PSDB. Merval destaca que Eduardo Leite deixou claro que não aprova os métodos de Doria fazer política.

página 1 de 2