O Comentário De Arnaldo Jabor - Arnaldo Jabor
- Autor: Vários
- Narrador: Vários
- Editora: Podcast
- Duração: 1:17:39
- Mais informações
Informações:
Sinopse
Comentários do cineasta e jornalista sobre política, economia, cultura e comportamento.
Episódios
-
As relações entre Bolsonaro e Trump: era de se esperar
30/10/2018 Duração: 02minEnquanto muitos presidentes do mundo ocidental estão assustados com vitória de Bolsonaro, Trump já ligou para ele para parabenizá-lo. O que está na cabeça deles dois seria um mundo sem a complexidade atual, mas paralisado e menos intenso. "Brasileiros, feliz ano velho”.
-
Hoje começa um novo tempo
29/10/2018 Duração: 02minNão um tempo de mudança política e ideológica apenas, mas uma mutação histórica. A vitória da direita é um enigma. Resta saber como o novo governo vai lidar com o desejo vivo de uma população que pensa em vingança, violência e mudanças nas regras tradicionais da democracia.
-
País tem direito de se destruir: suicide-se, Brasil
26/10/2018 Duração: 02minTrump descobriu caminho de sucesso adotando loucura da sua alma de canalha como projeto político. Ele virou um vírus que está em todos os lugares. Aqui, está acontecendo o mesmo. Vamos aterrizar num terreno minado de enigma assustador.
-
Quem prega uma política de ódio? Tudo aponta para Trump
25/10/2018 Duração: 02minOs homens que enviaram bombas para representantes democratas são a favor dele e votam nele. América do Trump está sendo submetida a uma lavagem cerebral, sujando o país que inventou a democracia moderna.
-
Ainda bem que Exército concorda com punição de coronel que xingou Rosa Weber
24/10/2018 Duração: 01minMesmo antes da posse do candidato do PSL, já surgem manifestações hostis contra as instituições. Força armada não pode ser amesquinhada por elementos boçais como esse.
-
O que procuravam os milhões que marchavam às ruas em 2013?
23/10/2018 Duração: 03minEles buscavam um salvador da pátria. E encontraram. O problema é que ele é uma porta aberta para a revivência dos militares na vida política. Vai caber a eles uma grande responsabilidade sobre o país. Dar poder político a quem controla as armas é um passo delicado. É preciso estimular o bom senso dos chefes militares.
-
O individualismo dos miseráveis não é egoísta; é vingador
22/10/2018 Duração: 02minPara os brasileiros como o "Zé Marmita", a democracia nunca influenciou a vida diretamente. Ele está com ódio e vai votar em quem parecer mais feroz e autoritário.
-
Existem mudanças políticas, ideológicas e históricas
19/10/2018 Duração: 02minAs históricas não dependem necessariamente do desejo dos atores políticos. Muitas vezes, elas vêm por um acúmulo de fatos e informações que parecem vir sozinhos. Exemplos disso foram a ditadura militar e a redemocratização. Talvez estejamos vivendo uma mudança histórica nos dias de hoje.
-
Os cariocas estão se suicidando em silêncio
18/10/2018 Duração: 01minO RJ tem um povo considerado inteligente, esperto, que sabe reclamar da vida e grita no Carnaval e nos jogos de futebol, mas agora calou. Sem oposição na sociedade civil, os cariocas estão diante de uma catástrofe silenciada
-
Momento político pode nos levar a uma ruptura institucional
17/10/2018 Duração: 01minDepois disso, será difícil a regeneração. A população vota contra o estado das coisas, mas nunca a favor de nada. Era de se imaginar que ao longo dos anos democráticos haveria maturidade maior entre eleitores e militantes, mas existe uma mutação histórica em curso.
-
Fascismo é a estupidez do poder; o elogio da violência
16/10/2018 Duração: 02minSérie “A Segunda Guerra Mundial a cores” mostra como um homem louco como Hitler conseguiu em cinco anos matar 50 milhões de pessoas, destruindo até o próprio país. Fascismo não é uma nuvem abstrata que nos contamina. Ele está dentro do corpo.
-
Formadores de opinião tentam suavizar verbalmente episódios de violência
15/10/2018 Duração: 03minAutoridades estão usando termos mais leves para episódios graves. Dias Toffoli, por exemplo, mudou o sentido ao dizer que o golpe de 1964 não foi um golpe ou uma revolução, mas simplesmente um movimento. A situação está tão perigosa que pode levar nossas situações à deriva, boiando num mar de loucura.
-
Brasileiros cometeram um espantoso suicídio político
09/10/2018 Duração: 01minO país assistiu ao fenômeno durante as apurações das eleições de anteontem. O momento evoca o poema 'E agora, José?', de Carlos Drummond de Andrade.
-
O que será do país após essas eleições?
08/10/2018 Duração: 02minEleições deste ano foram diferentes das velhas disputas políticas, em que os candidatos, bem ou mal, tinham programas claros. Redes sociais hoje decidem mais que informações checadas. Isso cria um universo paralelo de eleitores fantasmas. Como saber se é realidade ou delírio?
-
Democracia pode abrir as portas às ditaduras
25/09/2018 Duração: 02minA palavra que em grego quer dizer 'governo do povo' tem sido usada com significado diferente, e pode vir a ser porta de entrada para o totalitarismo. No mundo estamos vendo sórdidos ditadores 'democraticamente eleitos'.
-
O clima de desencanto, o medo e o sentimento de vingança na disputa eleitoral
24/09/2018 Duração: 03minTudo que esperávamos não rolou. Isso gera também decepção. A desconsideração com a política nos leva à busca ao sedentarismo e alimenta a ideia de vingança. Por isso, vota-se com rancor. E há também o medo. Chegamos ao desinteresse e ao cinismo.
-
Ideia da liberação da maconha já se consolidou no mundo inteiro
21/09/2018 Duração: 02minO tráfico tem na maconha uma fonte imensa de renda. Se ela for legalizada, economizaríamos milhões e pararíamos de financiar o tráfico de armas.
-
'O Brasil nunca perde a oportunidade de perder uma oportunidade'
20/09/2018 Duração: 03minFalamos do Brasil como se ele fosse uma realidade com vontade própria e esquecemos que a nossa responsabilidade e vontade moldaram a zorra que está diante de nós. A reforma da Previdência poderia ter acontecido, mas ficamos reduzidos a somente atacar o Temer, como se ele fosse o demônio da pátria.
-
Extremistas de direita têm uma sexualidade muito torta
19/09/2018 Duração: 02minTrump, por exemplo, protagonizou uma série de denúncias de abuso sexual. O careta reacionário parte para alguma forma de perversão sempre, porque não consegue respeitar o outro parceiro. Porque o outro é sempre visto como desprezível objeto de uso.
-
Nessas eleições, existe desejo de vingança contra o Brasil
18/09/2018 Duração: 02minNosso atraso nacional só diminui com aceitação da uma complexidade política e econômica que nos leve a uma reorganização das instituições. É muito complicado e delicado governar o país.