Made In Africa

Teste agora Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

No início da década de 1960, Luís da Câmara Cascudo empreendeu uma longa viagem de estudos pela África Ocidental e Oriental. O objetivo era pesquisar in loco a alimentação popular dos bantos, recolhendo subsídios para a sua monumental História da Alimentação no Brasil.

Em convívio com o cotidiano da vida africana, o pesquisador ia tendo oportunidade de constatar as imensas afinidades espirituais, culturais, mágicas que unem Brasil e África. Indagando, vendo e observando, tentando compreender muitas vezes o que lhe parecia incompreensível, anotava cada fato vivido ou presenciado que tivesse relação com o Brasil, colhido ainda palpitante na realidade de cada dia. Essa, a origem dos estudos reunidos em Made in Africa.

Como esclarece no prefácio, o livro reúne indagações para "um processo autenticador de elementos africanos que permanecem no Brasil e motivos brasileiros que vivem n'África, modificados, ampliados, assimilados, mas ainda identificáveis e autênticos", muitos deles levados por ex-escravos de torna viagem. As afinidades estão nos mais insuspeitos gestos e posturas do cotidiano, do andar rebolado, cuja origem mestre Cascudo identifica no bamboleio da angolana, à pr...