Arqueologia E História: Diversidade E Complexidade Dos Processos De Povoamento No Passado

Arqueologia E História: Diversidade E Complexidade Dos Processos De Povoamento No Passado

Sinopse

PESQUISADORES QUE TRABALHAM na imensa área do atlântico meridional, que reúne os territórios litorâneos da Argentina, do Brasil e do Uruguai, nos apresentam neste livro as suas reflexões multidisciplinares.
Nos textos podemos constatar a variedade e a complexidade de suas problemáticas científicas: das especulações mais gerais às metodologias mais específicas, das questões regionais mais globalizantes aos estudos de caso mais pontuais e particulares. Espaços geográficos e ambientes, cronologias e temporalidades, grupos étnicos e individualidades, valores e cultura material: esses tem sido alguns dos aspectos dos debates sobre as pesquisas que se desenvolvem nos ambientes universitários. Essas variáveis se refletem rapidamente nas atividades de todos, mesmo nas dos que não participam diretamente dos quadros de professores e pesquisadores acadêmicos.
A obra tem por objetivo, portanto, compartilhar as conferências apresentadas no Semi¬nário Internacional coordenado pelo professor Dr. Arno Alvarez Kern, com o apoio financeiro do CNPq, que contou com a presença de pesquisadores convidados do exterior e nacionais. Nele foram discutidas questões científicas relacionadas ao povoamento...