Big Data

Teste agora Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

O Livro aborda o assunto Big Data tanto do ponto de vista de negócios quanto das tecnologias envolvidas e debate alguns desafios para se colocar projetos de Big Data em ação.
Algumas variáveis importantes que compõem o Big Data são volumes de dados abissais, variedade de dados, coletados de diversas fontes como sensores, ERPs e comentários nas mídias sociais, velocidade, veracidade, valor etc. Big Data é um ponto de inflexão que embute tanto potencial de mudanças quanto a nanotecnologia e a computação quântica.

Os desafios que essa novidade ainda apresenta são inúmeros, mas o principal é a falta de expertise e skills para lidar com o conceito e suas tecnologias. Big Data demanda conhecimento em novas tecnologias e principalmente mudanças no mindset da empresa. Seu valor está diretamente relacionado com o conceito de “empresa aberta”, ou seja, a empresa sem silos entre departamentos e mesmo aberta a conexões com clientes e parceiros. Em resumo, se a área de TI não quiser ser relegada a um simples departamento operacional, deverá ser redesenhada. Deve entender, adotar e aceitar o papel de liderar as transformações que a tecnologia está e estará exercendo sobre as empresas nos próximos anos.

“Ao longo de quase quatro décadas de envolvimento com tecnologia, busquei continuamente fórmulas de como as empresas podem monetizar seus ativos de informação. Presenciei muitos conceitos e inovações promissoras virarem fracasso após consumirem altos investimentos e gerarem expectativas que não se concretizaram. [...] Neste contínuo aprendizado, como é o atual assunto Big Data, vejo que esta inovação pode transformar por completo a maneira como trabalhamos e pensamos no desenvolvimento de novos produtos e novos serviços. “

Dorival Dourado
Presidente & CEO
Boa Vista Serviços