Infraestrutura Para O Desenvolvimento Sustentável Da Amazônia

Teste agora Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

A defesa da floresta e a crítica a todos os projetos que resultam na sua destruição baseavam-se numa ideia que começou como um sentimento e uma intuição: a condição para o desenvolvimento da Amazônia e para a proteção de seus povos originários e tradicionais é que ela permaneça sendo Amazônia. Este livro organiza e sistematiza essa ideia, para que possamos estruturalmente resistir melhor agora e avançar mais rápido quando for possível.
— Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente (2003-2008)
***
Ricardo Abramovay escreveu um texto ousado, que discute novos conceitos sobre a infraestrutura do desenvolvimento sustentável, em particular da Amazônia. É uma visão contemporânea, que envolve quatro dimensões desafiadoras balizadas pelo horizonte de crescimento com a floresta e por uma ideia de bem-estar que delineia uma nova relação do brasileiro com a natureza.
— Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente (2010-2016)
***
O livro traz uma visão crucial da Amazônia como a própria infraestrutura. E das mais avançadas: regula o clima, as marés, bombeia a umidade que tornam férteis as terras do sul, lidera o planeta em capacidade de gerar vida a partir da água, do ar e da luz. Quando o Brasil entender isso, aí sim será o tal "país do futuro". A continuar sabotando-a com pastos, mercúrio e fogo, seguirá na vanguarda do atraso.
— Caetano Scannavino, Coordenador do Projeto Saúde & Alegria