A Paixão Pelo Impossível: Preâmbulos Do Conceito De Real No Ensino De Jacques Lacan

Teste agora Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

"Uma frase de Platão na República ? sobre a dificuldade dos inícios ? talvez permita sopesar de forma mais acurada a nervura da real proposta neste livro: o início é a metade do todo, no sentido de que o começo é a parte mais importante da Obra. Isso porque um conceito não nasce conceito. Primeiro ele emerge no quadro de uma opacidade elementar ? é mera noção que precisa ser depurada de seu gradiente de indeterminação, para ser alçada ao valor de termo técnico, posto em uso.
É este o valor da hipótese que o Professor Camilo nos oferece: a letra lacaniana é a estrada real que conduz à compreensão do inconsciente, como real, conexionando o rigor lógico e barroco da letra lacaniana com seu próprio engenho clínico e acadêmico, gesto teórico necessário para que suas explicações nos alcançassem o sentido.
Em A paixão pelo impossível: preâmbulos do conceito de real no ensino de Jacques Lacan, Camilo explicita o que seria o próprio contexto de sedimentação do gradiente de significação do conceito de real. O livro nos convida a percorrer os percalços de uma árdua via dialética, que interpõe o texto e contexto do ensino de Lacan, sob o espectro de significação de sua paixão pelo impossível".