Dora, uma menina nordestina

Teste agora Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Dora nasceu numa cidade do Nordeste brasileiro e viajou com sua família num caminhão pau de arara por muitos e muitos quilômetros. Até que chegou ao Rio de Janeiro. Mais especificamente ao morro da Casa Branca, no bairro da Tijuca. A menina ficou surpresa com a imponência da floresta, e logo se afeiçoou aos cachorros e gatos que passeavam pela favela, aos micos correndo sobre os cabos de luz, ao ar fresco que vinha do verde.
As lembranças da vida no Nordeste, porém, não desapareceram. Dora, uma menina nordestina relata o sonho que a protagonista teve um dia, e que a permite reviver a caça aos caranguejos no mangue, a dança da lapinha e a cacuriá, dança inventada pela dona Teté. Um sonho que a faz resgatar até o gosto inigualável da macaxeira, do jerimum e do açaí. E a alegria de um futebol com nome engraçado: três pecados.
Passeando pelas memórias de Dora, este livro de estreia de Gabriel Ben presta homenagem às meninas e meninos que, Brasil afora, deixaram sua terra natal, tornando-se migrantes. Famílias que reconstruíram seus lares longe da casa de origem, levando suas tradições e culturas para as grandes metrópoles do país. Com isso, o lançamento da Escrita Fina promove a val...