Educações Ambientais Possíveis Ecos De Michel Foucault Para Pensar O Presente

Teste agora Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Passados mais de 30 anos da morte do filósofo Michel Foucault, ainda ecoa em nós a potência de seus ditos. Como é possível pensar com Foucault? No que seus deslocamentos e perspectivas ajudam o campo da Educação Ambiental em tempos atuais?
Compõem esta obra 12 universidades, 10 programas de pós- graduação em Educação e 17 grupos de pesquisa que reúnem estudiosos dos campos da Educação e da Educação Ambiental. O estudo é fruto de um convênio entre Brasil – Universidade Federal do Rio Grande (Furg) – e Espanha – Universidad de Murcia (UM). Tratam-se de dois grupos de investigação que tomam os estudos de Michel Foucault e as questões ambientais como seu campo de pesquisas, a saber, Grupo de Estudos Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia – Furg – e Filosofía y Mundo Contemporáneo – UM.
Filha da modernidade e da Educação, a Educação Ambiental pauta-se por verdades tão bem solidificadas em nós que, muitas vezes, esquecemos que são ditos fabricados como legítimos e tomados como necessários para construirmos novas subjetividades em tempos de crise ambiental. Os textos aqui reunidos tratam de subverter alguns valores de verdade assumidos nesse campo de estudos e pensar como podemos encher de potência espaços que se dedicam a problematizar questões ambientais que se apresentam em nossa atualidade.
Esperamos que, com a reunião destes textos, possamos potencializar espaços de resistência e criação à Educação Ambiental. Trata- se de tensionar o pensamento e vislumbrar experiências possíveis que nos coloquem no jogo da vida, enxergando as relações que estabelecemos com o meio ambiente e o atual cenário político- educacional em que estamos imbricados. É com a utilização de ferramentas foucaultianas e o seu abandono, quando é preciso pensar por si mesmo, que este livro deseja munir seus leitores com apostas em outras educações ambientais possíveis.