Automação & Sociedade Volume 2: Tecnologias Emergentes Associadas À Quarta Revolução Industrial

Teste agora Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Este e-book, extraído da obra "Automação & Sociedade – Quarta Revolução Industrial, um olhar para o Brasil", apresenta as principais tecnologias que dão suporte ao desenvolvimento tecnológico da Quarta Revolução Industrial.
Este livro pretende capturar as visões do grupo de cientistas e especialistas que se dedicaram a este trabalho sobre as tecnologias da Quarta Revolução Industrial, bem como as oportunidades de utilização dessas tecnologias para não apenas melhorar as condições para nossa sociedade, mas sim para realmente transformar o país. Esperamos com este livro conectar essa nossa comunidade a outras pessoas que compartilhem do mesmo propósito e contribuir de forma exponencial para um Brasil melhor.
Capítulos deste volume:
4. Mundo Digital 1: Internet das Coisas (IoT) (João A. Seixas, Maurício Casotti, Rodrigo F. Maia)
5. Mundo Digital 2: Blockchain (Ricardo K. Hanada, Daniela E. Souza, Paulo Machado, Daniel Bio, Rosangela F. P. Marquesone)
6. Mundo Digital 3: Inteligência Artificial (IA) (Luca Gabrielli, Ronaldo B. Silva, Rosangela F. P. Marquesone)
7. Mundo Físico (Alex M. Barbosa, Fernanda G. Azevedo, Denis R. Pineda, Júlio T. Cavata, Antonio C. D. Cabral)
8. Mundo Biológico (Alfredo Ferraz, Lucas Soares, Gabriela R. Santos)
"É impossível ficar indiferente após a leitura de Automação & Sociedade. A ruptura dos velhos paradigmas, proporcionada pela Quarta Revolução Industrial, provoca mudanças que afetam desde o cotidiano do cidadão até o modelo de desenvolvimento das nações."
Pedro Passos é empresário, cofundador e membro do conselho de administração da Natura Cosméticos
"Como diria o célebre poeta e filósofo Paul Valéry, "não se fazem mais futuros como antigamente". Automação & Sociedade é leitura obrigatória para quem estiver disposto a mergulhar nesse universo fascinante de um futuro que, ironicamente eu diria, já começou faz alguns anos."
Octavio de Barros, economista, cofundador da Quantum4 Soluções de Inovação, membro do conselho de empresas e instituições
"Recentemente um conjunto de novas tecnologias está disponível. A grande diferença é que têm como base tecnologias digitais e destinos claros em termos de aplicações. O bom entendimento dessas tecnologias associado ao profundo conhecimento dos processos e oportunidades do seu negócio oferecem enormes oportunidades de aplicações que podem alavancar a eficiência operacional. Em um mundo cada vez mais competitivo e globalizado a alta eficiência operacional é m diferencial que pode determinar a perpetuidade de uma empresa ou negócio. A EMBRAER procura aplicar e incentivar seus parceiros e fornecedores a entender, desenvolver e aplicar novas tecnologias que proporcionam aumentos significativos de eficiência e eficácia. Aumentar o debate sobre a Quarta Revolução Industrial no país é essencial para todos os setores produtivos da sociedade. A EMBRAER tem ciência da transformação profunda desta revolução e não perderá a oportunidade de ganhar competitividade no cenário internacional. Esta obra por certo é uma excelente ferramenta no entendimento dessa transformação."
Antonio João Carmesini Barcellos, Diretor de Engenharia de Manufatura da EMBRAER