J´accuse

Teste agora Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Como jamais visto na história da imprensa até entăo, Émile Zola (1840-1902) mobilizou a opiniăo pública francesa para tentar corrigir uma das maiores injustiças cometidas pelo Estado contra um indivíduo. Cidadăo francęs, oficial da artilharia e judeu, Alfred Dreyfus foi vítima de uma armaçăo política.

Em 13 de janeiro de 1898, Zola tornou pública sua opiniăo em J'accuse, uma carta aberta ao presidente da república da França em defesa de Dreyfus, publicada no jornal L'Aurore, com tiragem de trezentos mil exemplares. Era a primeira de uma série de denúncias sobre o caso, que dividiu o país, redesenhando os contornos da direita e da esquerda francesas.

Uma ode ŕ liberdade de expressăo e aos direitos humanos, J'accuse se tornou um marco na história do jornalismo e mostrou a força dos intelectuais frente ŕ opiniăo pública e ao Estado. Este livro apresenta esse e outros artigos que Zola escreveu e posteriormente reuniu sob o nome de J'accuse...! A verdade em marcha, revelando as entranhas de um dos maiores atentados ŕs liberdades individuais perpetrados por um país contra um só homem.