Bitcoin: A Utopia Tecnocrática Do Dinheiro Apolítico

Teste agora Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Em meio a mais uma grave crise do capitalismo, as convicções econômicas e políticas forjadas pelo neoliberalismo são postas em xeque, entre elas o Bitcoin: a moeda "sem Estado", o dinheiro "sem política". Frente a esse cenário de incerteza, o sociólogo e economista-político Edemilson Paraná busca responder às seguintes questões: as criptomoedas representam, de fato, uma alternativa ao regime monetário-financeiro hegemônico ou estão na vanguarda de novas formas de especulação financeira? Servem como ferramenta emancipatória contra a vigilância e controle estatal corporativo ou reproduzem e aprofundam as vicissitudes da dinâmica neoliberal? Para respondê-las, este livro se debruça sobre a real natureza do dinheiro, e o que suas mutações e evoluções recentes nos oferecem para entender a fragilidade em que nos encontramos na atual fase do capitalismo financeirizado.
"Estamos diante de um livro capaz de interessar tanto àqueles engajados em compreender o novo fenômeno das criptomoedas, quanto àqueles empenhados em refletir sobre as transformações mais amplas pelas quais tem passado o dinheiro na economia contemporânea. Analista refinado e crítico social experiente, Edemilson Paraná nos brinda com um dos livros mais instigantes já publicados no Brasil sobre as metamorfoses do dinheiro em uma sociedade que, aparentemente, naturalizou a crise econômica."
Ruy Braga – Departamento de Sociologia, Universidade de São Paulo (USP)
"Edemilson Paraná vem apresentando grande capacidade de pesquisar e explicar, de maneira inovadora, as recentes tendências e transformações do capitalismo. Para tanto, se desloca por diferentes áreas do conhecimento com precisão teórica, rigor analítico e atenção à complexidade empírica. Assim, ele debate, com fluência e inteligência, uma variedade de questões, fazendo conexões perspicazes entre elas."
Luiz Gonzaga Belluzzo – Instituto de Economia, Universidade de Campinas (Unicamp).
"Embasado numa sólida leitura das controvérsias sobre a moeda no seio da teoria econômica, sobretudo marxista, Paraná demonstra a impossibilidade de que o Bitcoin cumpra simultaneamente todas as funções que o dinheiro cumpre hoje e desvenda os mecanismos ideológicos que sustentam a onda em seu favor."
Luis Felipe Miguel – Instituto de Ciência Política, Universidade de Brasília (UnB)
"Não há dúvidas de que o livro de Edemilson Paraná irá se tornar uma referência na análise das novas facetas apresentadas pelo capitalismo na contemporaneidade."
Fernanda Antônia da Fonseca Sobral – Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília (UnB) e vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
"Recomendo que dediquem uma leitura atenta a essa obra, pois ela enriquece o conhecimento tanto do campo da economia monetária quanto da sociologia do dinheiro".
Eleutério F. S. Prado – Departamento de Economia, Universidade de São Paulo (USP)