Justiça - Conivente ou leniente?

Teste agora Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

A Justiça é realmente justa? Ela, de fato, é cega e aplica os rigores da lei a todos, de forma indistinta, ou lança seu olhar com muito mais benevolência a um ou outro? Nesta série, com cinco episódios, saiba como decisões judiciais e proposições de advogados favoráveis ao sigilo de informações promoveram uma falta de transparência e até uma certa negligência por parte da Justiça americana, favorecendo empresas em detrimento do interesse de consumidores e da sociedade em geral, em casos de responsabilidade.

Episódios

  • Episódio 1: Magistrados do ópio

    Episódio 1: Magistrados do ópio

    Duração: 41min

    A Purdue sabia que a Oxicodona, um opioide, causava dependência e não amainava as dores dos pacientes por mais de 12 horas, ao contrário do que indicava sua propaganda. O pior: juízes sabiam do efeito reduzido e lacravam as provas que apontavam tal fato.

  • Episódio 2: Efeitos colaterais

    Episódio 2: Efeitos colaterais

    Duração: 28min

    Ações judiciais alegam que o remédio para calvície Propecia acarreta problemas sexuais e depressão. O juiz do caso afastou as provas – descobertas pela Reuters – que sugerem que a fabricante minimizou os efeitos colaterais. A viúva de uma das vítimas quer a verdade revelada.

  • Episódio 3: Defensores muy amigos

    Episódio 3: Defensores muy amigos

    Duração: 27min

    Muitos se dizem defensores da transparência judicial para o bem público em geral, mas, em muitos grandes casos de responsabilidade, seus interesses perpetuam um sistema que mantém escondidas informações que poderiam salvar vidas.

  • Episódio 4: Maquiagem corporativa

    Episódio 4: Maquiagem corporativa

    Duração: 32min

    Durante décadas, muitos advogados de defesa persuadiram o Congresso Americano e outros legisladores a substituir a transparência pela opacidade em processos, de forma que o conhecimento das empresas sobre os perigos de seus próprios produtos permanecesse oculto do público.

  • Episódio 5: Desserviço ao consumidor

    Episódio 5: Desserviço ao consumidor

    Duração: 33min

    A corda sempre arrebenta para o lado mais fraco. Este documentário trata do sigilo de dados e até negligência por parte dos tribunais e das agências reguladoras com as fabricantes de produtos de saúde e segurança pública. Baseados em casos reais.