Bartleby, o Escriturário - Col. Novelas Imortais

Bartleby, o Escriturário - Col. Novelas Imortais

Autor: Herman Melville Duração: 2:06:19 Narrador: Francisco Ramos Editora: Rocco
Assine e aproveite
7 dias grátis!
após: R$ 3,99/semana ou
R$ 12,90/mês
Experimente

Sinopse

Idealizada por Fernando Sabino, a coleção Novelas Imortais – que a Rocco relança com novo e ousado projeto gráfico, agora pelo selo Rocco Jovens Leitores – reúne narrativas breves de autores de grandes clássicos universais, como Miguel de Cervantes, Herman Melville, R. L. Stevenson, Gustave Flaubert, Henry James, entre outros. São pequenas obras-primas da literatura selecionadas e apresentadas pelo escritor mineiro que voltam às prateleiras com o objetivo de difundir obras menos conhecidas, mas não menos geniais de grandes escritores, agora ao alcance dos jovens brasileiros.

Autor de Moby Dick, ou a baleia branca, seu livro mais conhecido, e de várias outras obras de ficção importantes, mas consideradas demasiado intensas por seus contemporâneos, Herman Melville (1819-1891) é também o criador da emblemática novela Bartleby, o escriturário, que conta a história de um escrivão que se recusa a fazer os trabalhos solicitados pelo patrão, menos por desobediência ou insubordinação que por hábito, com a simples justificativa “Prefiro não”.

O posicionamento de Bartleby, que subverte a ordem das coisas e mergulha num estado crescente de abulia e alienação que tem a morte como único desfecho possível, e a curiosa reação de seu superior, que não o demite, desconcertam o leitor e o levam a uma profunda reflexão.

A obra foi traduzida para a coleção Novelas Imortais por Luís de Lima, que em 1953, por sugestão de Vinicius de Moraes, concebeu, dirigiu e interpretou no Rio e em São Paulo um memorável drama de mímica baseado nesse trabalho.

Quem ouviu esse, ouviu também:


Capítulos

  • Apresentação

    Duração: 08min

  • Parte 1

    Duração: 30min

  • Parte 2

    Duração: 45min

  • Parte 3

    Duração: 42min